Empresas, funcionários e currículos

Revistas e sites têm dedicado parte de suas publicações para divulgar as maiores e melhores empresas para se trabalhar. O nome e a reputação de uma companhia sempre atraem profissionais interessados por fazer parte do quadro de colaboradores e alcançar o almejado e propagandeado desenvolvimento profissional.

Esta realidade incontestável é importante também para profissionais de comunicação. Como assessores trabalham com a imagem da empresa, assegurar que o relacionamento entre funcionários deve ser tão importante quanto o relacionamento com os profissionais interessados em fazer parte da empresa.

Após abrir a captação de currículos externos em sites de emprego ou em seus portais empresariais, atualmente várias empresas não retornam nem sequer para agradecer a participação no processo seletivo. Embora pareça uma ação irrisória e simples, uma mensagem cordial nunca é desprezada por aqueles que querem uma oportunidade no quadro de funcionários, mesmo que seja uma mensagem padrão enviada aos diversos currículos recebidos nos canais de captação divulgados.

Mas, afinal, qual a importância de uma resposta e qual o papel do assessor de comunicação  nesta questão?

Quando um profissional envia um currículo, ele espera uma resposta. Se a empresa é uma daquelas classificadas como uma das “maiores e melhores para trabalhar”, a visão que o trabalhador em potencial terá do processo seletivo mostra qual a importância que a empresa dá para a comunicação com seus funcionários e interessados. O mesmo se aplica no caso de empresas pequenas ou médias. A resposta vale e este é o ponto.

Quanto ao papel do assessor de comunicação, ele precisa estar em sintonia com os diversos departamentos da companhia, inclusive o de Recursos Humanos. Em nossa realidade atual em que qualquer um pode publicar queixas e reclamações nas redes sociais, garantir o bom relacionamento inclusive com os profissionais dispensados de processos seletivos é manter a visão positiva que a empresa tem ou terá no mundo externo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *